O marketing imobiliário mudou muito nos últimos anos, visto que a presença online tem sido fundamental para captar clientes quando pesquisam por um imóvel na internet. Contudo, em inúmeros casos, este mesmo cliente pode chegar até você sem necessariamente estar procurando por um imóvel, basta que você o atraia para sua zona de influência.
Volto a repetir o que já disse em textos anteriores: “marketing imobiliário não é venda, é presença na mente das pessoas”. E por este motivo, ter um blog é indispensável para manter contato constante com seu público-alvo.
Para estratificar alguns fundamentos do marketing imobiliário na internet, tomei a liberdade de listar cinco motivos para que você ou sua empresa não perca a oportunidade de ter um blog. E desde já, lhe convido a refletir sobre este artigo e interagir comigo futuramente.
1. Mostrar o que você faz
Você pode ter chegado até aqui de diversas formas: redes sociais, busca natural, links patrocinados, e-mail marketing, etc. E agora, neste exato momento, está consumindo algo que lhe chamou atenção. Porém, querendo ou não, se você não me conhecia, passou a me conhecer e pode se interessar pelos serviços que eu ofereço.
De forma sutil e profissional, estou entregando valores e, ao mesmo tempo, vendendo algo para quem visita meu blog. Uma maneira muito eficaz de apresentar o que eu faço para meu público-alvo. O marketing imobiliário digital também pode funcionar assim.
Repare que esta mesma estratégia pode ser usada por um corretor de imóveis, por uma imobiliária ou por uma construtora, basta oferecer um conteúdo atrativo e incentivar o visitante a realizar alguma ação específica.
2. Construir uma comunidade engajada com seu conteúdo
Assim que você terminar de ler esse artigo, existe a possibilidade de que goste do que foi dito aqui. Se isso acontecer, provavelmente existirá interesse em fazer comentários sobre a postagem, acompanhar minha página no Facebook e no Google+, assinar o recebimento de conteúdo por e-mail, me seguir no Twitter, ou receber vídeos do meu canal no YouTube.
O mesmo acontece se um blog representa uma construtora ou um corretor de imóveis. Gradativamente, uma audiência qualificada vai acompanhar o conteúdo criado por este veículo. E sempre que algo novo for publicado, dar-se-á início a um novo ciclo de diálogo com consumidores em potencial.
3. Estabelecer um canal centralizador
Para sairmos um pouco da teoria, trago um exemplo prático pautado no blog guilhermemachado.com. E como você pode comprovar, o Guilherme Machado oferece conteúdo atrativo para seu público-alvo e, ao mesmo tempo, vende sua experiência em inteligência imobiliária, treinamentos e palestras.
O blog converge informações produzidas em diversos veículos importantes:
Intelicast – possui vários vídeos interessantes publicados no YouTube;
Podcast – arquivos de áudio com temas relevantes publicados no SoundCloud;
Pinterest – fotos das palestras e dos treinamentos realizados.
De modo inteligente e organizado ele conseguiu agrupar, em um só lugar, todos os formatos de conteúdo que foram concebidos para gerar comunicação atraente e converter visitantes qualificados em clientes. O marketing imobiliário produzido por uma marca ou por um profissional pode seguir esta mesma linha de conduta.
4. Promover relacionamento com influenciadores
A partir do momento que você começar a ficar conhecido e uma comunidade girar em torno de seu conteúdo, várias empresas e pessoas irão lhe procurar para construir relacionamentos. Afinal, é justamente isso que nos leva a fechar negócios através da internet.
Dependendo do que for apresentado para seu público, você pode receber as mais diversas propostas, como participar de um evento, ministrar uma palestra, escrever artigos para portais importantes, vender um apartamento, etc.
Quando meu site tinha apenas uma semana no ar, recebi elogios do consultor Eder Machado e um convite para produzirmos conteúdo sobre marketing imobiliário em parceria com o blog do portaisimobiliarios.com.br. Desde então, intensas trocas de conhecimento tem acontecido e brevemente postagens interessantes virão à tona, propagando meu nome e o que faço.
5. Interagir com mídias offline
Não negligencie as mídias off-line, elas também são importantes para propagar o que você oferece. Porém, tenha cuidado para não perder o foco e construa uma abordagem que influencie o público a visitar seu blog.
Escreva livros, participe de entrevistas em emissoras de rádio e televisão, participe de colunas em jornais impressos e nunca se esqueça que o blog é sua casa, sua mídia principal. Portanto, trate de fazer com que todo mundo apareça por lá.
Para refletir e aprofundar
Este artigo não pretende elucidar um modelo infalível ou uma receita a ser seguida. O objetivo é fazer você refletir e começar a perceber o quanto a internet, e principalmente um blog, é importante para construir uma boa estratégia de marketing imobiliário digital. Aconselho que também leia o artigo “Marketing imobiliário na internet: 3 fundamentos indispensáveis”.
Fonte:http://www.marcelsampaio.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua mensagem!! Obrigada!!