QUAL A MELHOR IDADE PARA CORRETOR DE IMÓVEIS??






“Olá Guilherme, tenho 19 anos, faço faculdade de administração e estou pensando em investir na carreira de corretor de imóveis. Tenho algumas dúvidas: será que a minha idade pode me prejudicar neste setor, será que conseguirei transmitir credibilidade para os clientes?”.

Este trecho faz parte de um dos emails que recebo, semanalmente, de profissionais que desejam investir no mercado imobiliário, mas que esbarram em um grande receio: a idade.

A situação não é exclusiva para os jovens, uma vez que esta mesma pergunta é feita por homens e mulheres mais experientes que também enxergam no setor uma maior possibilidade de realização pessoal e profissional, mas que se angustiam por imaginarem que são velhos demais para a função.

Lidar com as particularidades relacionadas à idade é um desafio, entretanto, não podemos permitir que este fator lhe impeça de concretizar os seus sonhos e projetos. Os preconceitos vão existir, independente da idade ou do setor em que estivermos envolvidos, e o que fará realmente a diferença será o seu comportamento.

Comportamentos e atitudes diferenciados, aliás, são os principais ingredientes de uma fórmula de sucesso em qualquer setor da nossa vida. #ficaadica

Acredito que a principal preocupação que um futuro corretor de imóveis precisa ter é com a sua capacitação. Explore ao máximo os aprendizados que irá adquirir na formação para corretor e não saia do curso com dúvidas. Empenhe-se em estudar cada vez mais o setor de imóveis e o mercado da sua região.

Dedique-se em conhecer o perfil dos clientes e, sobretudo, da empresa onde deseja atuar, se trabalhar em uma imobiliária ou construtora for o seu objetivo. Baseie a sua atuação em um planejamento condizente com a sua realidade, estabeleça metas e comprometa-se em atingi-las com excelência.


Mais do que saber a sua idade, o mercado almeja por corretores qualificados, que sejam capazes de identificar a real motivação de compra do cliente e oferecer a solução imobiliária mais adequada.

Neste sentido, é preciso entender a história do seu cliente e isso só é possível por meio da criação de relacionamentos. No mercado imobiliário, não estamos lidando com uma venda simples. Já falei isso em vários posts e não me canso de repetir, pois compreender esta particularidade do setor é imprescindível para alcançarmos bons resultados.

Quando falo em criar relacionamentos, quero dizer que é preciso envolver-se por inteiro no atendimento, buscando conhecer não só a necessidade imediata do cliente, ou seja, se ele está em busca de um, dois ou três quartos, mas ir mais fundo neste processo.

E isso acontece quando deixamos de escutar apenas palavras e passamos a ouvir ideias, sonhos, projetos de vida, quando nos mostramos disponíveis para sermos os consultores que o cliente precisa e não apenas o mostrador de imóveis, quando conhecemos não só o imóvel, mas também as particularidades da região em que ele está inserido, transformando este conhecimento em argumentos de vendas e, sobretudo, quando deixamos de vender tijolos e argamassa e passamos avender benefícios, qualidade de vida, felicidade familiar e profissional.

Lembre-se, ainda, de ter segurança na sua capacidade de superar os desafios e conserve uma boa dose de autoconfiança. A autoconfiança, inclusive, é uma arma poderosa para o seu sucesso. Muitas vezes ficamos buscando uma série de barreiras para justificar o nosso comodismo, o nosso medo de arriscar e os conflitos e inseguranças em relação à idade se enquadram perfeitamente neste contexto.

Quando nos conhecemos e confiamos que somos capazes de transpor as dificuldades, ou seja, quando temos autoconfiança, superar estas barreiras fica menos penoso. Imaginar que passaremos por desafios é importante para que possamos nos preparar, porém, esta previsão não pode jamais nos paralisar.

Coloque o profissionalismo, a qualificação permanente e a construção de relacionamentos como princípios basilares da sua atuação enquanto corretor de imóveis. Junte a isso elementos complementares como uma boa apresentação pessoal e as particularidades que a idade impõe, se bem trabalhadas, podem se transformar em grandes oportunidades, como a energia e a disposição da juventude ou a experiência dos mais adultos.

Vamos quebrar as regras!!!
Guilherme Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem!! Obrigada!!