IMPRODUTIVIDADE DO CORRETOR. DE QUEM É A CULPA??

Improdutividade. Será que a culpa é sempre dos corretores de imóveis?

Publicado por Corretor Tech

Há muita mudança acontecendo no mercado imobiliário. Muitas empresas e gestores do setor, ainda teimam em fazer tudo igual e as justificativas são quase sempre as mesmas: “em time que está ganhando não se mexe”; “há anos venho fazendo assim”… E há anos venho escutando esses clichês e de verdade, me aborreço com isso.

isme imobiliária de campinas
Sim, sim… em time que está ganhando não se mexe, mas será que esse time não pode melhorar, se preparar mais, ficar atento a concorrência, inovar, adaptar, ser mais engajado, crescer? Será que o mundo, as pessoas não mudam, as exigências são sempre as mesmas, o modo de fazer negócios sempre será igual?

Estar um passo a frente e ser flexível, já salvou muita empresa da bancarrota, isso é histórico e real, já conheci algumas. E ao contrário, muita empresa que não soube identificar necessidades novas, não tinha um time coeso e flexível foi do auge ao buraco, em questões de anos.


Além de habilidades de negócios tradicionais, as empresas devem se tornar bem informadas sobre os novos sistemas de CRM, tecnologias de produtividade, ter um RH atuante e com menos cara de departamento pessoal, fazer bons planos de carreiras e usá-los. Criar organogramas mais modernos, investir forte em treinamento, em sistemas de gestão eficazes e marketing imobiliário na internet. Porém, nada disso é completo e sustentável a longo prazo se a empresa não tiver um bom planejamento e ações bem executadas relacionados as diretrizes de um ambiente propício a produtividade. Ou seja, um ambiente que valorize seus colaboradores, os ajudem no processo de evolução e que se vise a qualidade.

Como qualquer indústria madura o setor de corretagem se encontra diante de novos desafios a cada dia, em cada departamento da empresa. E não está ficando nada fácil prever essas exigências de mudanças, como era antigamente. Para liderar um mercado que parece constante há anos é preciso manter uma mente aberta sobre as novas necessidades dos clientes internos e externos e flexibilizar o suficiente para alterar suas estratégias quando necessário para permanecer no curso, pois qualquer mudança no mercado, pode ser significativa nesses casos.

Hoje, as imobiliárias devem trazer novas ferramentas para o negócio e continuar a liderar bem os corretores de imóveis para fazê-los produzir com mais evolução. É necessário fazer o corretor ser um aliado da empresa e não meramente mais um produtor. Os corretores engajados com a marca da empresa e com as melhorias costumam ser grandes aliados nos momentos de maiores exigencias do mercado.

Por isso, fazer promessas de muitos benefícios e incentivos na hora de contratar e depois não oferecer nem metade disso é sim algo muito ruim para sua marca e isso a frente, irá refletir em baixa retenção de profissionais motivados na sua empresa e fraqueza de time.

Normalmente os corretores são medidos em volume de vendas apenas, ou seja, as empresas insistem no mesmo modelo de contratação, treinamento, ambiente e avaliação de 50 anos atrás. E o que resta é um time de três que produzem muito e vinte que produzem o mesmo que esses três juntos, além de um “turnover ”enorme. Isso definitivamente não é saudável.

É inadmissível um empresa investir “rios de dinheiro” em propaganda, em software, em espaços físicos, em contratações, mas não proporcionar ao seu capital humano um investimento real e fundamentado em: ” a empresa se preocupa com você, com sua evolução, com sua escolha de estar aqui, por isso, faremos de tudo para assumirmos nossa parte nessa parceria”

A verdade é que 80% dos corretores ainda escolhem onde vão trabalhar e apenas 20% das empresas se dão ao luxo de escolherem quem serão os seus colaboradores. E ainda tem empresa que acha que isso é culpa do mercado, da baixa oferta de corretores e profissionais sem qualificações.

Ora bolas… será? Mas, digamos que essas afirmações sejam reais, então por que não treinar muito e proporcionar um ambiente de crescimento aos seus novos e antigos corretores? Por que as empresas, em sua maioria continuam desperdiçando talentos?

As imobiliárias não sabem de verdade, nem porque um corretor que trabalhou na empresa no último ano e quase nada produziu está dando resultados excelentes na imobiliária do concorrente. Como pode?

Sim, em todas as profissões haverá aqueles profissionais que nada querem, que não irão brilhar por nada. Mas, esses são a minoria, acreditem, por tanto, não sei se cabe a justificativa: ” mas, os profissionais não querem nada com nada…”

De onde eu venho… e como aprendi era assim: pessoas que nascem com dom, apenas precisam que dêem a elas ferramentas e então, elas constroem e produzem maravilhas. Já as pessoas que não nascem com talentos específicos para determinadas ações, podem se tornar mestres em uma arte se forem bem orientadas, treinadas e motivadas por grandes lideres. Ou seja, um boa liderança, ambiente e boas ferramentas disponíveis podem tornar um profissional qualquer em um verdadeiro talento.

Moral da história, reclamar da incapacidade técnica dos corretores em produzir é fácil eu quero ver é a empresa se preparar, mudar e investir em criar e liderar seus colaboradores para o sucesso…. eu quero ver mesmo.

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