
Um assunto que às vezes fica esquecido na área comercial e que é de suma importância para o sucesso de qualquer negociação imobiliária, é o direito. Não é a toa que ao decorrer dos cursos para formação de corretores são abordadas noções básicas do direito sobre contratos de locação, de compra e de venda de imóveis. Porém, já é rotina a terceirização de serviços jurídicos dentro de imobiliárias, poupando assim o corretor de imóveis de redigir seus próprios contratos.
Possuir um conhecimento breve sobre direito imobiliário tende a ser um ponto positivo para o corretor de imóveis, pois isso permite que ele mostre ao cliente o seu entendimento sobre o assunto e transmita segurança na hora de efetivar a negociação, uma vez que são centenas de certidões para checar antes de realmente entregar um contrato para o cliente assinar. Vender ou alugar é um negócio delicado que normalmente envolve duas partes com interesse em lucrar e uma terceira parte querendo usufruir do imóvel. Conhecer os direitos e deveres de cada parte é fundamental.
Quando é realizado um agenciamento, é indispensável pedir a matrícula do imóvel antes de divulgá-lo em seu site, jornais, portais imobiliários, enfim, antes de sair anunciando-o por aí. Cabe ao corretor de imóveis analisar a matrícula meticulosamente para ver se está tudo certo judicialmente com o imóvel ou ainda para identificar se há alguma irregularidade dentro da matrícula, como partilhas, divórcios e espólios, que fazem parte do direito imobiliário.
Muitos corretores de imóveis que decidem ter seu próprio negócio, assim como as imobiliárias, também optam por terceirizar o serviço jurídico. O que é uma ótima opção, pois traz 100% de segurança ao cliente, proprietário e para o próprio corretor. Além de ser uma tranquilidade de que não ocorrerão problemas no pós venda, não descarta a importância de que o corretor, na hora do atendimento, mostre seu conhecimento e explique os procedimentos jurídicos da compra ou aluguel do imóvel para as demais partes envolvidas na negociação.
Quando o consumidor adquiri um serviço ou produto, ele já conta que será muito bem atendido, logo, o bom atendimento, a dedicação e a atenção prestada deixam de ser um diferencial e tornam-se uma obrigação para profissionais de qualquer área de atuação. Para ser um corretor de imóveis diferenciado, é imprescindível que você queira prestar um atendimento diferente, ou seja, que vai além do muito bom. Procure sempre se destacar no meio em que atua, mantendo-se atualizado com as tendência de sua área e tudo o que relaciona e influencia no seu trabalho. Enriqueça ao máximo seu conhecimento com informações sobre engenharia civil, decoração, arquitetura, economia e principalmente direito imobiliário. Essa é a maior garantia para ganhar a confiança e transmitir segurança aos seus clientes.
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