SÃO PAULO – O que você acharia de morar em uma espécie de condomínio compartilhado, onde as famílias além de dividirem áreas comuns, como piscina, também dividem a lavanderia e a cozinha? Um grupo de brasileiros criou o projeto da primeira cohousing do Brasil, que deve ser construída em Piracicaba.
O objetivo principal de uma cohousing - habitação muito comum na Europa - é conhecer as pessoas com quem você mora, além de ser uma forma de dividir os custos de manutenção. Em geral, os moradores dividem meios de transportes ou oferecem caronas para os outros e são adeptos do estilo de vida sustentável.
De acordo com o arquiteto e idealizador do projeto, Rodrigo Munhoz, os futuros moradores podem opinar sobre como devem ser as casas e áreas coletivas. “O cliente fica mais próximo do projetista explicando como ele quer que seja o seu apartamento, isso evita reformas assim que o imóvel é entregue e torna o projeto mais sustentável.”
Moradores podem opinar no projeto dos imóveis (Reprodução/YouTube)
Os apartamentos possuem cerca de 50 metros quadrados e devem custar entre R$ 160 mil e R$ 170 mil. Além disso, existirá uma área comum com cozinha coletiva, estacionamento, bicicletário, biopiscina – uma piscina natural que não precisa de produtos químicos para ser limpa –, aquecimento solar e sistema de captação de água da chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua mensagem!! Obrigada!!