MAIS DE 50% DOS USUÁRIOS ACESSAM O CELULAR FORA DE CASA.



Do total de usuários de internet brasileiros, 53% navegam na internet fora do ambiente doméstico por meio do celular - para mais de 10%, esse é o meio de acesso principal, segundo pesquisa da E.life, empresa especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, divulgada nesta quinta-feira (20).

De acordo com o estudo, o uso da web por dispositivos móveis, está em alta no país: 62% dos entrevistados utilizam a rede por celulares ou smartphones, percentual próximo ao dos que acessam por notebooks, de 66%. O meio mais utilizado segue sendo o computador de mesa (desktop), com 75%.

A pesquisa mostra que o tempo gasto na internet pelo celular está abaixo da média de outros dispositivos. Do total de entrevistados, 55% costumam passar até dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários de tablets, o tempo gasto é maior: 46% ficam conectados até 20 horas. No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.

Quando questionados sobre que atividades praticam na internet, 98% dos entrevistados disseram passar parte do tempo nas redes sociais. Dessas, o Facebook segue na preferência nacional, acessada por 81% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, o Google+ foi a rede social que mais cresceu em cadastros: 71% dos entrevistados disseram possuir cadastro na página, contra pouco mais de 56% no ano anterior. No caminho oposto está o Orkut, que saiu de 2º lugar em 2012 (75%) para a 5ª colocação na lista deste ano (57%) – queda de mais de 21 pontos percentuais.

O maior crescimento foi verificado no Instagram, que mostrou o maior crescimento exponencial, recebendo o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à pesquisa. Os dados refletem um cenário favorável para redes focadas no compartilhamento de imagens, já que o Pinterest também teve grande adesão recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.

Segundo o estudo, as redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos internautas para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis meses (52%), atrás de telefone (78%), e-mail (73%) e site (72%). A maioria (67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber atendimento (SAC) sempre que precisar.

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